A acupuntura é uma arte oriental milenar cujos padrões de pensamento são um tanto quanto diferentes do que estamos acostumados aqui no lado Ocidental.
Apesar de se assemelhar aos conceitos de Hipócrates que trata o indivíduo como um todo, a Medicina Tradicional Chinesa leva em consideração também a observação do Universo e de todos os fenômenos da natureza onde o ser humano é uma parte integrante do processo. Esta visão holística nos permite compreender e tratar o indivíduo como um todo, além de entender a reflexão de todo esse movimento na vida de cada paciente.
A acupuntura pode ajudar a restaurar e balancear a saúde por meio do reequilíbrio físico, mental e energético pois busca solucionar as causas primordiais da disfunção. O estímulo dos pontos causa a liberação de mediadores químicos que controlam a dor e a inflamação, por isso a Acupuntura tem a capacidade de aliviar dores, tensões e outros sintomas consequentes de determinadas doenças. Além das dores, a Acupuntura é um excelente tratamento complementar para obesidade, depressão e estresse.
Muitos pacientes questionam de a Acupuntura dói. A resposta é: Não! Na maioria das vezes a punção é indolor já que a agulha utilizada chega a ser até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção, por exemplo. Além disso, a ponta das agulhas não é cortante, portanto, não cortam, apenas afastam os tecidos durante sua inserção.
Apesar do terno Acupuntura ter se consagrado, e significar “punção com agulhas” uma diversidade de materiais pode ser utilizada para se estimular os pontos espalhados por todo o corpo.
Temos muitos assuntos para conversar!
Falaremos de diversas técnicas utilizadas nos próximos posts do nosso Blog!
Dra Marta Maria Martins Giamatei Contente
Cirurgiã Dentista – CROSP 92416
Mestre e Doutora em Odontopediatria – USP
Acupunturista – UniSaúde