A Acupuntura é uma importante terapia complementar dentre as inúmeras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa cuja origem histórica data de no mínimo 5 mil anos.
Acupuntura: do Latim acus agulha e punctura – punção.
O tratamento por Acupuntura consiste no estímulo, por meio da inserção de agulhas, em pontos específicos distribuídos por todo o corpo. Esses pontos marcam a trajetória dos canais de energia. Apesar do termo Acupuntura remeter ao uso de agulhas, também pode-se utilizar outros materiais ou equipamentos para estimular os pontos.
A Acupuntura é aplicada no tratamento e prevenção de diversas enfermidades, condições dolorosas, problemas psicoemocionais e para melhorar o estado geral do paciente.
A dor é o principal motivo que leva os pacientes a procurar a Acupuntura como tratamento complementar, mas podemos elencar outras diversas razões para se experimentar:
1- relaxamento
2- melhora no tempo de recuperação de doenças
3- potencialização nos efeitos dos tratamentos convencionais e medicamentosos
4- pode melhorar a circulação sanguínea
5- auxilia no controle de maus hábitos como cigarro e bebidas
6- melhora dores de cabeça, principalmente aquelas causadas por tensão
7- tem efeito excelente no controle da ansiedade
8- melhora os casos de alergia.
A Acupuntura é um tratamento complementar e não dispensa a realização dos tratamentos convencionais. Em nenhum dos casos citados o médico deixará de ser consultado para a realização dos diagnósticos, bem como para a autorização e acompanhamento dos tratamentos em andamento.
Dra Marta Maria Martins Giamatei Contente
Cirurgiã Dentista – CROSP 92416
Mestre e Doutora em Odontopediatria – USP
Acupunturista – UniSaúde