A saúde bucal do bebê começa antes mesmo do nascimento, quando a futura mamãe faz seu pré-natal odontológico. Nas consultas com o Dentista, além de cuidados preventivos ou tratamentos a mãe vai recebendo orientações sobre a importância de manter uma alimentação saudável, orientações sobre os riscos do consumo de alimentos que podem causar cárie, cuidados com a higiene bucal e sobre quão valioso é o aleitamento materno no desenvolvimento craniofacial da criança.
Nos primeiros anos de vida, a criança aprende funções essenciais ao seu desenvolvimento e todos os profissionais da saúde tem, cada um em sua área, o dever de educar para garantir um crescimento saudável e sem maiores complicações.
Consultas com bebês são desafiadoras. Quase todos choram! E choram muito!
O profissional tem que estar muito preparado para lidar com os cuidadores, pois o manejo do paciente é uma das etapas que exigem mais jogo de cintura.
Empatia, simpatia e paciência são peças fundamentais durante os atendimentos. A Odontologia para bebês exige maestria.
Muitos são os assuntos que serão abordados durante uma primeira visita (falaremos de cada um deles detalhadamente), então, ela deve ser tranquila e ter tempo suficiente para orientações, exames e reforços sobre os cuidados necessários.
É importante que os cuidadores levem seus filhos para a realização da primeira consulta odontológica nos primeiros seis meses de vida, de preferência antes do terceiro mês. Este período é bastante oportuno para orientações sobre aleitamento natural, hábitos de sucção nutritiva, não nutritiva e de higiene bucal.
A consulta deverá ser realizada o quanto antes pois caso alguma alteração dos padrões de normalidade for identificada, o profissional poderá indicar a melhor conduta ou encaminhar para o profissional mais indicado realizar o tratamento.
Leve seu filho ao Dentista mesmo que ele ainda esteja banguelo!
Dra Marta Maria Martins Giamatei Contente
Cirurgiã Dentista – CROSP 92416
Mestre e Doutora em Odontopediatria – USP
Acupunturista – UniSaúde